Página Inicial > Informações > Vacinas
informações
 Vacinas

A vacinação do viajante contra doenças infecciosas serve para dois propósitos :
• Para proteger a pessoa que pode ficar exposta à infecção.
• Para proteger os Países do risco de importar a infecção.
Por isso, sempre antes de viajar verifique se seu País de destino é considerado área endêmica para alguma doença e se o mesmo exige alguma vacina específica.

1. Febre Amarela 

A febre amarela é uma doença grave, de alta letalidade e que pode ser evitada com uma vacina eficaz e segura, que protege o indivíduo contra a doença por 10 anos. A vacina só tem efeito 10 dias após a aplicação, por isso a necessidade de aplicá-la 10 dias antes da viagem, no mínimo.

Nas viagens nacionais, a vacinação contra febre amarela é recomendada para todas as pessoas que viajam para as áreas de risco da doença no Brasil. Veja lista de municípios das áreas de risco de febre amarela.

Nas viagens internacionais, a vacinação contra febre amarela é exigida aos viajantes vindo ou indo para áreas infectadas . Veja a lista dos Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação.

Maiores informações, acesse as páginas dos órgãos oficiais normativos :
Organização Mundial da Saúde
ANVISA - Agencia nacional de Vigilância Sanitária
Onde Vacinar E Onde Obter A Carteira Internacional De Vacinação

No Brasil, a vacina é gratuita e pode ser feita na rede do Sistema Único de Saúde - SUS, assim como nas salas de vacinação localizadas em portos, aeroportos e fronteiras do país. 

Se a pessoa for vacinada em uma Unidade de Saúde do SUS receberá um cartão de cor branca - o Cartão Nacional de Vacinação - que, no caso de viagem internacional, deverá ser trocado pelo Certificado Internacional de Vacinação (CIV) de cor amarela , definido pela Organização Mundial de Saúde e válido internacionalmente. 

Para efetuar a troca do cartão de vacinação, procure um dos postos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer um dos portos, aeroportos, passagens de fronteiras ou Sedes da Coordenação em todo o território nacional. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão, comparecendo ao posto de troca munido de documento oficial com fotografia: Carteira de Identidade ou Passaporte e Certidão de Nascimento para crianças.

2. Sarampo

O sarampo foi erradicado do Brasil e para impedir a reintrodução do vírus em nosso País, a vacinação é recomendada a todas as pessoas de 1 a 39 anos, que não tenham sido vacinadas anteriormente e que se dirijam a países da Europa, Ásia e África onde houve recente circulação do vírus do sarampo, inclusive com ocorrência de surtos e epidemias.

A vacinação deve ser feita, preferencialmente, 15 dias antes da viagem, para que se tenha a efetiva proteção. 

É também indicada para os profissionais que mantêm contato com viajantes oriundos dessas áreas, como profissionais de turismo, motoristas de táxi, agentes da polícia federal e aeroviários, tripulação e o pessoal de meios de transportes, assim como os profissionais de saúde, pela possibilidade de contato com casos importados.

3. Outras Doenças

Veja as informações do Ministerio da Saúde sobre outras doenças de interesse de saúde pública internacional

 Título
- Quenia - Nairobi
- Angola-Luanda
- Cabo - Verde - Praia
- Iraque - Bagdá
- Gabao - Abao - Libreville
  Usuário
  E-Mail
enviar limpar
  Cadastro Completo!
  Av. Coronel. Silva Telles, 675
  Cambuí - Campinas - SP
  Fone/Fax (19) 3255.7445
  CEP 13024-001
 
  Extravio ou roubo de Passaporte
O que fazer quando meu passaporte ou outros documentos são roubados?...
  Menores de idade viajando sem os pais
Em conformidade ao Estatuto da Criança e Adolescente e à Resolução nº74/09 do Conselho Nacional de ...
  Indonesia - Jakarta
...
  Canadá - a - Estudos
...

MCOex - Todos os direitos reservados - 2009 - 2019

Agência Dream Agência Dream